quinta-feira, abril 9

"O milagre", em descoberta.


.

Nunca li Lobo Antunes. “Nunca li” será uma afirmação forçada, terei lido talvez por entre outras linhas, não terei reconhecido quiçá. Não sou particularmente dado às modas, não acredito na pirueta sucessiva de besta a bestial, nem no movimento inverso, e por idiotice intelectual (haverá outra?) motivo-me muitas vezes na régia “não sei por onde vou mas sei que não vou por aí”. No encalço de outras palavras deparei-me com o seguinte e sossegado texto de Lobo Antunes. Muito ligeiro, agradável, curioso na simplicidade, muito diferente de uma escrita algo indigesta que me haviam mencionado. Os olhos abriram-se, uma curiosidade impercebida, foi satisfeita e o bichinho criou juízo. Aqui deixo ipsis verbis o motivo desta artigo.
.
Durante anos tive um sítio para escrever na Rua Afonso III, um segundo andar pequenino a cavalo no rio: um quarto, uma salita, uma cozinha dentro de um armário, o rio em frente e no outro lado do rio as chaminés na margem sul, as paredes cobertas de fotografias de jogadores de futebol e anúncios de astrólogos que amarravam e desamarravam pessoas, davam sorte aos negócios e tratavam a impotência, tudo ao mesmo tempo. Por alguns meses não foi apenas sítio de escrever, foi sítio de morar, sem livros e quase sem móveis, trastes comprados no lugar mais barato que encontrei, uma cama, uma cómoda, três cadeiras, a mesa de tampo de mármore partido em que trabalhava. A porteira chamava-se dona Generosa, o edifício era tão feio que se tornava lindo, abastecia-me num supermercadozito a cem metros. Uma ocasião estava na bicha do pagamento e a rapariga antes de mim pediu-me um autógrafo. Ao chegar a minha altura a senhora da caixa, proprietária e única empregada, que ouvira a história do autógrafo, perguntou-me
- Desculpe, o senhor é famoso em quê?
e respondi modestamente que era actor de novelas na televisão, em voz baixa, implorando segredo dado que me incomodava ser reconhecido. Pediu um autógrafo também e tornei-me instantâneamente uma celebridade no bairro. Até o barbeiro se interessou
- Há muitos maricas no teatro não há?
e tirei o braço da toalha num gesto vago que lhe confirmou as suspeitas. Notei no espelho que me observava avaliando a minha masculinidade e tocando-me o menos possível no receio que a mariquice fosse contagiosa: há os que são e não parecem de modo que convém ter cautela. Na tasca onde almoçava o dono informou-me, com abertura de espírito
- Não tenho nada contra os homossexuais, sabia?
e de um grupo de operários que ouviu esta declaração de princípios veio o acrescento tolerante
- Cada um come do que gosta
seguido de cotoveladas e risinhos. A dona Generosa, que simpatizava comigo, preocupou-se
- Dizem por aí que o senhor é esquisito, veja lá
enquanto eu metia a publicidade da minha caixa do correio nas caixas do correio dos vizinhos e a dona Generosa, cúmplice
- Expliquei logo às pessoas que por mim nunca notei nada
afastando à cautela o filho com a palma estendida, e depois disto, ao apresentar o cesto de arame na caixa, a proprietária do supermercado, numa mistura de estranheza e dó, sugeria
- Temos aí um cremezinho para a cara francês
ou
- Recebi agora um verniz de unhas transparente
surpreendida por me contentar com iogurtes e bolachas ou antes não surpreendida visto que
- A manter a linha não é?
num murmúrio tolerante. A minha reputação ia-se adensando, principiavam a aceitar-me, a advogada dois andares acima consultou-me acerca da roupa
- Fala-se que vocês têm mais gosto que os outros, o que acha deste azul?
o azul do soutien, não da blusa, o soutien reduzido e eu achei que o azul estupendo, avaliei-o entre dois dedos, isto no elevador, como o soutien cheirava bem pesquisei
- É perfumado isso?
a advogada parou os olhos em mim, admirativa primeiro, interessada a seguir
- Onde é que se compram soutiens perfumados?
repeti o gesto vago que clarificou o barbeiro
- Por aí
o soutien chegou-se mais, comigo sempre a avaliar o tecido
- Numa loja da Baixa, uma transversal que quase ninguém conhece, se me acompanhar lá em cima faço-lhe o desenho
julguei que tinha sorte, não tive sorte porque um soslaio ao relógio
- Estou atrasadíssima para um julgamento, amanhã procuro-o
mirou-me das escadas no que se me afigurou uma espécie de dúvida se calhar nascida de um deslize dos meus dedos, observei os dedos que me pareceram sossegados, tranquilizei a dona Generosa que esperava da porta
- Sou louco por azuis
a dona Generosa
- Se eu fosse sua mãe tinha pena
a dona Generosa
- Com um palminho de cara como o seu que desperdício
se calhar por culpa dos dedos a advogada não veio, tocaram à campainha mas era para conferirem o contador do gás, nenhum perfume, um sujeito gordo, nenhum soutien, um fio das grilhetas dos forçados das galés ao pescoço, com uma cruz em tamanho quase natural que lhe alcançava o umbigo, a advogada moita, morena, com franja, um anel no polegar
- Como se chama a advogada, dona Generosa?
a dona Generosa, terapêutica
- Julga que o ajudava a perder os vícios?
tornei-me melancólico
- Deus queira
e recebi na volta
- Florbela tudo pegado
e o esclarecimento indispensável visto que dentro da dona Generosa morava, insuspeitada, uma professora primária
- Não é Florbela Tudo Pegado, é Florbela com as letras juntinhas, a minha cunhada é Florbela
a cunhada que a visitava aos domingos, sem franja nem anel no polegar e de certeza que um soutien cor de carne, pus-me a pesar os elementos que tinha
- Morena advogada Florbela: serve a dona Generosa, a dissipar dúvidas
- Isso que se murmura por aí acerca de você é verdade?
soltei com melancolia
- Murmura-se tanta coisa
e já esquecera a Florbela quando no fim do mês, um domingo à tarde, a campainha de novo e não era por causa do contador, era o soutien no capacho, era a franja, era o anel
- Posso?
um soutien não azul, preto, uma saia rodada facílima de desabotoar, só com um botão atrás, eram sapatos que se descalçavam num instante, era
- O que é isto?
E o perfume no pescoço, nos braços, era um piercing no umbigo, era o
- O que é isto?
substituído por
- Aí tenho cócegas
era o
- Aí tenho cócegas
substituído por
- Afinal não tenho
substituído por
- Estou toda a tremer
era o
- Estou toda a tremer
substituído por
- Fofinho
era o
- Garantiram-me que eras esquisito
e eu
- Graças a Deus curei-me, a treze de maio vamos a Fátima agradecer
dado que um dos meus irmãos me jurou que em Fátima havia umas hospedarias de se lhe tirar o chapéu, à volta do santuário, e é normal gemer-se em consequência dos cilícios dos penitentes.
.
in Visão

Sem comentários: