domingo, janeiro 4

Por aqui... no sossego.


Este ano de2009 será um ano de vida ou de morte. Sê-lo-á na normal sucessão da vida de muitas pessoas, sê-lo-á no caso extremo daquelas que atingiam os magníficos 115 anos, quer naquelas que sofram a abrupta e injustificada quebra da sua juventude como acontece na guerra perpétua israelo-palestiniana. Que maneira estúpida de desperdiçar… tanta coisa.
Este ano será também de vida ou de morte em muitos domínios – políticos, educacionais, económicos, sociais – bem vistas as coisas o novo ano virá vestido com roupas velhas e não haverá muito que alguém ou alguns possam fazer. Por cá temos lixo, lá fora há melhor mas muito aquém do necessário e da craveira de políticos ou personalidades que se forjaram na dureza e que não foram educados em sedes partidárias imundas, repletas de favores e subornos, afastadas dos valores morais e Obama? …não me parece.
Todo o sistema assenta numa lógica massiva e simples: Ou entalas ou és entalado e para continuares a entalar e progredires tens que entalar cada vez mais gente. Não é possível, parece-me, que a sociedade, como um todo, tenha pernas para andar quando é cada um por si e não tudo para um bem comum. A maior desvantagem de qualquer “linha de montagem” é a disparidade de objectivos das peças que a compõe e neste momento a sociedade está virada para certos grupos, por exemplo o Bildenberg, e não para o todo. Fará sentido que o Presidente de uma Comissão Europeia, um sinónimo de primeiro-ministro europeu seja de um país periférico, mal governado há anos e que o seu currículo seja mediano no que toca às possibilidades existentes em carteira? Há poucas mas muito sedentas e esfomeadas bocas que requerem provimento.
Disseram aos nossos pais que a vida iria ser melhor e foi sem apontar a factura – zero pescas, agricultura e derivados, têxteis e similares. Disseram-lhes que se os filhos estudassem a vida destes seria boa e melhor como se este paradigma não tivesse tecto.
Eu por mim lembro-me de muitas das palavras sábias de pessoas como Churchill – “A man does what he must - in spite of personal consequences, in spite of obstacles and dangers and pressures - and that is the basis of all human morality” ou “All the great things are simple, and many can be expressed in a single word: freedom, justice, honor, duty, mercy, hope”. Não me engano se disser que qualquer dia “There will be blood”.
Não será, pelo menos à maioria mas, que o ano vos seja ligeiro.

Sem comentários: