sexta-feira, abril 4

Parecemos...



Foi impossível conter a gargalhada em mim no instante que escutei o Ministro M. Gago quando este afirmou, sem ter a voz trémula e a transpirar confiança (ou tolice?), que os licenciados portugueses não sofrem de desemprego! (pausa para rir e para respirar fundo… até daqui a 5 minutos)
Não tenho muita coisa a acrescentar a esta afirmação, ela é tão tola que se anula por si só. A única coisa que não é tola é a realidade em que milhares licenciados que estão desempregados, inscritos nos centros de emprego os quais o país não tem capacidade de absorver! Os quais ouvem se pudor ou amargo de boca da pessoa que os atende que o centro de emprego não tem nada para oferecer e é uma perda de tempo a inscrição em tal local. Mas sejamos honestos, o país o que precisa é de pessoal não qualificado porque se isso não acontecer deixamos mal outro Ministro, o da economia, que disse certa vez que a vantagem competitiva portuguesa eram as fracas qualificações e os fracos salários auferidos. Afinal há coerência nas sumidades governativas!
Vou divagar…
Tento dar algum sentido ao comentário do Ministro mas… só se ele souber que Portugal já exporta mais licenciados do que aqueles que emprega? E talvez esteja a falar dos licenciados portugueses no desemprego lá fora? Talvez, não fora que o Ministro afirmou que esta era uma realidade portuguesa… Ah! Já sei! Ele estava a referir-se aos advogados, professores muitos, alguns enfermeiros, engenheiros vários e demais licenciados que ajudam a economia do país a partir da parte de trás do balcão do MacDonald’s, da caixa do Pingo Doce ou do outro lado da linha dos Call Centers! Assim sim! Caramba o Ministro afinal, apesar do ar estonteado, está em cima do acontecimento! Não se sabe de qual mas deve estar em cima de algo.
Em jeito de resumo creio que é possível afirmar que nenhum Ministro se aproveita, é tudo medíocre o que não deixa de ser algo de louvar! Conseguir reunir um grupo de pessoas que, após três anos de governação ainda hoje não sabem, não percebem e não querem saber da casa que governam é algo de aplaudir! Não é para todos mas afinal esta magia tem truque: o exemplo vem de cima.

PS: Senhor Ministro volte aos laboratórios que esse sim era o seu lugar.

Sem comentários: