quarta-feira, abril 23

Constituição ("Romana") Europeia



É hoje aprovado no Parlamento, a casa de todos nós e da nossa democracia, a Constituição Europeia. Não a li mas deixa-me algum amargo na boca não ter havia um debate de modo a perceber as linhas que irão costurar a nova manta europeia. A azia, por outro lado, surge porque aos portugueses nem sequer é reconhecido o direito terem algo a dizer sobre a mesma. Se é assim tão importante como a propalaram os agentes políticos,não devia a mesma resultar de um processo transparente e claro? Ora nem sequer foi feita publicidade clara quanto mais debate ou esclarecimento da mesma. Fraca democracia aquela que se urde em turbilhões democráticos para atordoar as pessoas.
A Constituição irá passar como nos tempos do Coliseu Romano, com polegar para os céus dos decisores e sem polegares visíveis da populaça porque os mesmos foram retirados à entrada para o recinto.
Avé Sócrates!

1 comentário:

jorgefm disse...

Acho que já há uns anos deixei de olhar para o nosso sitema político como uma democracia. Um Presidente demite um governo por causa das suas contradições; o actual Presidente esquece-se de cumprir a sua função quando o governo age a partir de pressupostos opostos aos que levaram à sua eleição. Quando os maus exemplos vêm de cima...