quarta-feira, dezembro 5

Negociar? Antes Taxar!


Hoje, ao ligar a televisão, durante o almoço ou numa qualquer pausa ao longo do dia, era possível ouvir, e ver, as lamentações dos sindicalistas da função pública. Pensavam-se convidados para bolinhos e cházinho e afinal o acepipe foi outro. Curiosa é também o título que os diversos órgãos de informação, ainda, teimam em chamar a estes encontros – “Concertação Social” ou “Ronda Negocial”. Mas não fosse eu estar enganado pela… enésima vez e fui, pé ante pé, ver do dicionário e vai daí:

Negociar – v. intr. Fazer negócios; comerciar; traficar; ajustar; agenciar; promover; preparar; conversar.

Assim sendo por que razão saíram os meninos dizendo: “O Governo mostrou-se intransigente ao manter os aumentos salariais nos 2,1 por cento para 2008 e o aumento dos descontos dos aposentados para a ADSE, o que mostra um autoritarismo que não se compreende". Pois bem eu entendi! É simples, os senhores vão expectantes em negociar (os jornais são uns mentirosos) mas a reunião é para comunicar (verbo substancialmente diferente). Os parceiros sociais (outro termo algo… duvidoso) vão a essas reuniões ouvir alguém do governo dizer – como se comunicavam as notícias na Idade Média – as decisões. Episódio dramático:

O Rei, perdão, o Senhor, Magnificente, Soberbo, Grandioso, Engenheiro José Sócrates vem por este meio anunciar as seguintes decisões: 1.º O salário dos funcionários públicos será aumentado em 2,1%! Dêem-se por contentes que para o ano só Deus é que sabe! (ouve-se lá atrás: “Mas Deus não é ele também? Não, Deus é o das palhinhas que está no céu, este só pode tudo na Terra. Ahhhh”). É só.

Por isso é que eles não entendem, coitadinhos. O José “Socas”, como é conhecido lá no bairro, comunica, ou antes, taxa o aumento. Tudo o resto é produto da imaginação de milhões que querem mas não podem.

PS: Eles teimam em dizer que a inflação é de 2,1% mas esquecem-se que o resto, tudo o resto, aumenta em valores superiores.

Sem comentários: