quinta-feira, setembro 13

Povo pacato?


Os Portugueses, para além de outras características, são conhecidos por serem um povo pacato mas também têm tendência a entrar de cabeça em juízos extremistas. No dia de ontem o seleccionador de futebol tentou socar um jogador adversário. Com razão? Ele diz que sim as imagens pouco corroboram a sua versão mas também sabemos como são feitas as transmissões neste país, no máximo com quatro câmaras e isso é já com sorte.
O seu gesto está profundamente errado mas acho que se está a entrar no nosso extremismo típico. O jogo correu mal, a pressão tem sido grande, a época está no início e verdade seja dita, quem somos nós em futebol para criticar quem quer que seja. Pensemos... Zequinha nos EUA, o caso Saltilho, o balneário em Clairefontaine, a cena de pugilato de Sá Pinto, o murro de João Pinto no Japão, as meias finais no europeu de 2000. Os casos são muitos. É evidente que existe algo de errado na nossa fervorosa de ver o jogo quer para bem quer para o mal. Guardamos na retina estes casos negativos mas o Euro-2004 e a dedicação do povo Português foi um exemplo para todo o mundo. No entanto não seria de todo injusto que as punições a nível interno fossem mais rígidas, para que a disciplina fosse conseguida desde o início e até como uma prática modelo isto apesar de Scolari (um dos melhores treinadores de sempre da Selecção) até ser "mano" Brasileiro é campeão do Mundo ("Aportuguesou-se").
Castigo? Sim. Mau exemplo? Muito bem mas não se crucifique o homem. Errou e pronto. Se todos se "olhassem ao espelho" talvez o tom fosse outro por que nós somos uns tipos pacatos mas como todos, cheios de defeitos uns mais (Rui Santos - profundamente desagradável que perde sistematicamente a oportunidade de estar calado e que "respinga" os meios de comunicação por onde aparece) do que outros.
É verdade - a selecção joga mal Senhor Scolari e às vezes até as estrelas merecem banco mas a qualificação não irá estar em causa. Força Portugal.
PS: Já me mete arrepio ouvir o hino cantado por um estado cheio mas ver os bravos lusitanos do râguebi cantar até a voz lhes doer e inclusive chorar foi demais. Já ganharam! Força a todos os que defendem as minhas cores por esse Mundo fora.

Sem comentários: