terça-feira, setembro 11

Leituras...


O dia de ontem, pela hora do almoço, ofereceu-nos mais uma "especialidade da casa" deste Governo - o chamado "encher chouriços" ou, numa versão mais educada, a propaganda à volta da educação. Com a mesa dos anfitriões bem composta de frente para uma plateia representante de 22 escolas, lá começou a charada desinformativa ou manipuladora de números e por conseguinte de verdades. Divaguemos...
José (Sócrates) Pinto de Sousa alinhou pelo discurso gabarola, isto é, e citando "...ensino do país está a ganhar eficiência e, actualmente, há menos professores e mais alunos, assim como menos desperdício de dinheiro. Uma das provas do resultado da política educativa do Governo é a subida em dez por cento da taxa de sucesso escolar no ensino secundário." Só me ocorre uma palavra - Brutal! Será que consegue transformar Chumbo em Ouro? É um verdadeiro Midas faria corar Arquimedes ou será que é ele um Midas mas da leitura transviada dos números? Vejamos...
Este (des)Governo está em funções há mais de dois anos e diz ter conseguido com os mesmos (um pouco menos) professores, os mesmos alunos nalguns casos e as mesmas condições escolares e dos materiais aumentar o sucesso do Secundário em 10%! Fez isto sobrecarregando horários, turmas, salas de aula e escolas. Contra senso penso eu, ou será que não?
Ou seja a maneira mais eficiente de ir até Marrocos, segundo o raciocínio deste Governo, é investir pouco no carro, sobrecarregá-lo de gente e malas, escolher a gasolina mais barata (isso já era graças à liberalização ou melhor ao compadrio ou anarquia por eles fomentada) colocar uma velinha em Fátima e iniciar viagem... em Algeciras. Aos iluminados e às suas criaturas amestradas gostaria de fazer a seguinte questão: Como explicam então as notas dos exames? O secundário que falam não é o mesmo? Ahhh já sei é o seu Secundário, o de fantasia. Serão de esperar no futuro excelentes resultados nos exames nacionais, isto se tivermos fé nas parangonas do Senhor Pinto de Sousa.
Mas os números estarão errados? Relembro que no último ano foi feito um esforço (não estou a ser irónico) por resgatar às escolas os desistentes e muitos deles acederam. Até aqui positivo certo? Bem mas "uma vez desistente, sempre desistente" a não ser que, como aconteceu, lhe fosse oferecido outro tipo de negócio tipo "da china".
Estes alunos foram inseridos num Plano Integrado de Educação Formação (PIEF) que consiste em, por outro caminho pedagógico diferenciado, oferecer a possibilidade de terminar o Secundário. A palavra "oferecer" irá ser importante daqui para a frente. Este plano, da parte do Ministério, consiste em dizer pouco ou nada sobre as linhas que o orientam, pouco ou nenhum apoio documental para as escolas e os professores mas, com a certeza, de que estes outrora náufragos do ensino deveriam chegar "à costa" custe o que custar. Faltas? Nenhumas. Testes? Nem pensar! Avaliação? Tem que ser daria muito nas vistas, deixa pensar... por trabalhos! E então andaram e andam os professores a "encher chouriços" durante o ano para depois de estarem bem cheios como as estatísticas (principalmente as da UNESCO) o Governo poder vir para a praça pública vender os tais "chouriços". Brilhante não é? Parece concorrência desleal. Shhhh! que ninguém se vai aperceber...

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