quinta-feira, agosto 16

Na arena das férias


Férias... Justificam-se ao longo do ano com o sacrifício ou gosto, consoante o prisma que se tenha, pela actividade que se desempenha mas com a certeza de que chegados a esta altura elas serão merecidas e desfrutadas. Pois bem incluo-me nesse grupo mas este ano, as mesmas andam fraquinhas... Revejo-me num cartoon de tourada em que o touro (as férias) me diz em tom irónico, de desafio, quase ou efectivamente burlesco: "Então não me querias? Vá lá estou à espera, mostra lá do que és capaz..." Não, não estão a ser medíocres mas algo diferentes do que é normal. Fazem-me lembrar as 1.ª férias em que "lá à porta" surgiu o 1.º computador. Aquilo é que era! A proibição paternal de torrar, durante a futebolada pós-almoço, a moleirinha ao sol era subitamente bem vinda porque indicava apenas um caminho - a futebolada virtual! As tardes boas que ali passei... Este ano cruza-se com esses tempos no sentido em que passo mais tempo em frente do ecrã que o normal.
Outra coisa interessante é que as férias trazem pessoas à cidade doutra época, revemos pessoas e caras que o tempo parecia ter varrido da memória mas afinal ainda estão ao lado do típico "Txii!". É interessante rever o mesmo tempo em nós, reflectido nos outros. Nas pessoas conhecidas, nas "conhecidas de vista", nos familiares, nas ex-namoradas, enfim... E aqui não deixo de me lembrar em algo com que por norma sou confrontado - dar notícias, ao que replico: "gosto de dar saudades". Qual é a frase que mais nos dizem quando somos catraios e, com os pais, ao passear encontramos alguém deles conhecidos? "É o teu filho!? Está tão grande! Está um homenzinho" Pois nós só nos apercebemos da mudança à distância. A mudança é inversamente proporcional à distância, por estranho que isso pareça. É como se "à vista curta" os nossos olhos vivessem num permanente estado de acomodação visual. Por isso o reencontro ou mero revisitar de pessoas distante é interessante porque cruzamos imagens e ideias antigas com a formatação presente. Nestas alturas os amigos ou conhecidos têm sempre a barriga maior, alguém passa por nós com uma mão cheia de filhos ou um estilo diferente e as ex-namoradas, não congeladas no tempo, estão obviamente mudadas e geralmente para diferente :)
As férias...

Sem comentários: