segunda-feira, agosto 6

Curtas



1 . BCP em duelo de "luvas brancas"

No maior banco privado Português, o mestre e o aprendiz dividem apoios, accionistas e a cadeira da administração. No entanto essa disputa derrapou, de modo incompreensível, para a praça pública o que é uma estratégia de marketing muito discutível. Guardo consideração pela postura e pelas palavras de Paulo Teixeira Pinto numa entrevista na SicNotícias: "...busca activa no entendimento (...) até ao último minuto (...) no dia 7 de Agosto nada será como dantes"
.
2 . PT a fazer amigos na AdC
.
E na quinta-feira a Autoridade da Concorrência, qual radar lisboeta, multou a Portugal Telecom nuns respeitáveis 38 milhões de euros! Muito não é? Nem por isso já que equivale a 2% da facturação anual da empresa mas o mesmo não pensou Henrique Granadeiro que alinhou uma conferência de imprensa com os noticiários "hora Coca-Cola" da SicNotícias e da RTPN e forrado num sorriso brilhante em contraste com um bronze desmaiado lá deu conta da posição do "monopólio". Mais à frente se saberá "se" mas honestamente fico contente pela multa já que, a par da EDP, a PT sempre beneficiou e fez o que quis durante anos debaixo da asa do "exclusivo" e dos Governos.
.
3 . "Dá-lhe" Maria!
.
O novo reforço do S.L. Benfica será um portento com a bola nos pés mas o mesmo não o poderá dizer com a língua. Em duas semanas duas argolas, na minha humilde opinião. Da primeira já deu nota, a segunda prende-se com uma declaração afirmando que nunca ouviu falar de Eusébio. Não será pecado mas o que seria se um dos nossos petizes no trajecto inverso não reconhecesse Di Stéfano? Que diriam os jornais Argentinos? Somos um povo porreiro...
.
4 . O calor mata
.
Revisitando o calor "dias sim dias não" o aperto do mesmo, compreensivelmente, levou muita gente a banhos. Nas praias não houve azar já nas albufeiras, barragens e demais zonas "nativas" de lazer do interior do país o cenário foi diferente. Sinalizem-se essas zonas balneares recônditas, dignifiquem-nas, candidatem-nas às bandeiras azuis e ajudem a matar o calor das pessoas.
.
5 . A "gripal" obesidade
.
Um estudo norte-americano publicado no The New England Journal of Medicine afirma que a obesidade é contagiosa. Hmmmmmmm... mas depois de ler não deixa de fazer sentido. Faço um paralelismo: Se o Joãozinho brincar com meninos que se comportem mal a probabilidade de ele adquirir esses comportamentos aumenta. Até aqui pouca ou nenhuma discussão haverá. Ora é neste raciocínio que esta equipa se baseia para elaborar o estudo. As relações sociais, laborais, familiares e afectivas afectam o nosso comportamento alimentar se no seio desses grupos existir uma pessoa obesa. Concluíram que um amigo gordinho aumenta em 57% a probabilidade de ganhar uns quilinhos, valendo um irmão cheiinho 40% e a "nossa mais que tudo" 37%. Mas aqui, penso eu, cai por terra o mito urbano de que "quando o homem casa, engorda". Façam exercício pelo sim pelo não :)

Sem comentários: