terça-feira, julho 17

Egoísmos



Tenho-me servido deste espaço para uma periódica e necessária catarse. Não o faço numa tentativa, nem quero, de comparar os meus motivos próprios, remanescentes de situações de vida individuais, com os que utilizam este espaço para passar uns minutos. Faço-o por mim primeiro (sim sou egoísta) e só depois me interessam as reacções ao que escrevo. Neste momento estava aqui sossegado quando a sustentável leveza de outros seres me entrou de rompante pela TV agarrando-me pelo braço deixando-me interessado e em standby.
O programa reporta para a problemática para a colheita de orgãos, mais concretamente para o caso da colheita pulmonar. Relata o caso de uma pessoa que aos 27 anos é-lhe diagnosticada uma doença de foro pulmonar. Nesse momento afunila a vida a um máximo de três anos. Ideias base: A colheita de orgãos neste país caminha no caminho errado, passamos de 4.º lugar a nível mundial para 11.º (pulmões apenas 2 no ano anterior quando podia ser perto de uma dúzia); os orgãos existem em Portugal mas a recolha dos mesmos é deficiente ao ponto de serem desaproveitados por questões logistico-burocrática; o pulmão é o "Rei" nas dificuladdes das doações já que tem muitas especificidades (tempo de transplante, mais difícil de transportar, mais sujeito a infecções já que é o orgão vital mais exposto do corpo humano e a qualidade de vida do próprio doador - fumador por exemplo - interfere bastante); para já não falar em questões de compatibilidade pós-operação. Não havendo em Portugal uma resposta adequada (não é crítica porque em nenhum país a resposta é 100% eficaz) sabe-se que é possível fazer melhor e nessa base os portugueses que necessitam de transplante pulmonar deslocam-se à Corunha, na Galiza onde, apesar das configurações serem semelhantes às do lado de cá, a organização parece ser melhor beneficiando o doente, o sistema e o país.
Resumindo e entrando num lugar comum: os nossos problemas são sempre os piores nem que seja porque são os nossos. No meio do meu egoísmo lá vou rompendo uma lança aos egoísmos compreensíveis de todos nós.

1 comentário:

Great Houdini disse...

Hummmmmmm ... =) Egoismo não se deve confundir com amor próprio e ambição em ter uma vida melhor!